Conheça seu pet

Trinca-Ferro

Trinca-ferro-verdadeiro

 
O trinca-ferro é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também chamado de bico-de-ferro, tempera-viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (Santa Catarina), titicão, tia-chica e chama-chico (interior de São Paulo), esta ave possui o bico bastante robusto e enérgico, o que deu origem ao sem nome popular.

Não existe dimorfismo sexual, ou seja, diferenças entre machos e fêmeas, porém os machos costumam cantar bastante enquanto as fêmeas apenas piam.

Vivem associados às matas, ocupando o estrato médio e superior. Encontram-se distribuídos do sul do Brasil até a parte central e nordeste, além dos países vizinhos Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

 

Reprodução:


O ninho é construído em arbustos a 1 ou 2 metros do solo. É uma tigela espaçosa, com cerca de 12 centímetros de diâmetro externo, feita com folhas grandes e secas seguras por alguns ramos, resultando uma construção frouxa; no interior são colocadas pequenas raízes e ervas. Os 2 ou 3 ovos, alongados, medem cerca de 29 por 18 milímetros e são azul-claros ou verde-azulados, com manchas. Durante o período de reprodução, vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território.

 

Manutenção:


Quem tem interesse na criação de Trinca-ferros, deve antes de tudo se instruir com o IBAMA sobre a regulamentação exigida. A manutenção e reprodução em cativeiro desta espécie, como de todas as espécies silvestres, estão condicionadas à autorização deste órgão regulamentador e à apresentação de origem legalizada, sob nota fiscal, marcação com anilhas e deve contar ainda com acompanhamento veterinário. As vendas ilegais são altamente prejudiciais já que não estão sujeitas ao controle sanitário e com frequência colocam em risco a vida dos animais.

O tamanho ideal para as gaiolas de criação é de 80 cm de comprimento, 40 cm de altura e 30 cm de profundidade, para as gaiolas das fêmeas e 40x40x30cm, para os machos. As gaiolas devem ter uma grade móvel no fundo a uma altura maior que 3 cm da bandeja. Com esta grade evita-se que as fêmeas puxem o papel do fundo e o contado direto com as fezes é diminuído.

O ninho pode ser confeccionado em bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5 cm e 6 cm de profundidade.   É importante fornecer raízes, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea confeccione o ninho.

As gaiolas e utensílios devem ser lavados com água e sabão, sempre que necessário e uma vez a cada 15 dias, proceder a limpeza com posterior desinfecção com água clorada ou outro desinfetante. Depois enxaguar abundantemente evitando deixar resíduos do produto nos utensílios e gaiolas.

Assegure banhos de sol diários pelo período mais fresco da manhã e disponibilize água fresca e limpa à vontade.

 

Alimentação:


O trinca-ferro-verdadeiro é um típico onívoro, se alimentando na natureza de frutos, insetos, sementes, folhas e flores (como as do ipê). Aprecia os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa). Quando filhotes costumam utilizar muitos insetos na dieta. O macho costuma trazer alimento para a fêmea.

Em cativeiro, devem ser alimentados exclusivamente com Alcon ECO Club Trinca-Ferro ou ainda Alcon Club Trinca-Ferro como dieta de manutenção.

Em período como: muda de penas, reprodução e alimentação de filhotes, as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar. Desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, com 25% de Alcon Club Farinhada Pássaros Frugívoros e Insetívoros ou Alcon Club Super Top Life, diariamente. Estas mesmas associações podem ainda, ser usadas no período de manutenção de 2 a 3 vezes por semana.


Outros alimentos devem ser utilizados como distração 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo 25% da alimentação diária.

Faça sua pergunta ao Dr. Fala

Tire suas dúvidas sobre manejo e produtos com o Dr. Fala. Ele responderá em até 05 dias úteis.

* Campos obrigatórios

Dr. Fala

24/02/2014

Como ensinar a ave a comer ração?

Ver mais

Informativos

Ver mais

Twitter

Siga-nos

Galeria de Pets

Lili e LokiBetoHerrerarambo
Ver mais
Rua Santo Amaro, 1620, 88340-750 Camboriú - SC - Brasil
Fone: (47) 3367-0238
Alcon - Todos os Direitos Reservados Proibida sua reprodução total ou parcial