Caboclinho
Nome Científico: Sporophila bouvreuil
O Sporophila bouvreuil é uma das 10 espécies conhecidas popularmente no Brasil como Caboclinho. O Sporophila bouvreuil possui 3 Sub-espécies:
Sporophila bouvreuil bouvreuil - Caboclinho verdadeiro
Sporophila bouvreuil pileata - Caboclinho Paulista ou coroado
Sporophila bouvreuil crypta - Bico de ferro
O macho é de coloração canela-avermelhado, com o boné, asas e cauda preta. A fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e branco-amarelada nas inferiores. As fêmeas dos caboclinhos em geral são muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem. Os jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.
Os Caboclinhos em geral, na muda de penas, adquirem uma plumagem esmaecida, só voltando ao normal na muda seguinte (anterior ao período reprodutivo).
Presente do estuário do Rio Amazonas (Amapá, Pará) e Maranhão até o Rio Grande do Sul, incluindo a totalidade das regiões Nordeste e Sudeste, estendendo-se para oeste até Goiás e Mato Grosso, encontrado também na Argentina e Paraguai.
Vivem em campos com gramíneas altas, cerrados abertos e áreas pantanosas. Fora do período reprodutivo, vivem em grupos, às vezes grandes, frequentemente em meio a outras espécies.
Alimentação
A alimentação em cativeiro é com Alcon Club Coleiro. No período de muda de penas e reprodução, a dieta deve ser complementada com Alcon Club Farinhada Silvestres.