Doença Osteometabólica
Como o próprio nome já diz, a doença osteometabólica ocorre quando uma disfunção do metabolismo acaba prejudicando a saúde dos ossos do ser, seja ele humano ou um pet. No caso das tartarugas, essa doença pode prejudicar desde a estrutura da carapaça até impossibilitar o parto e o crescimento dos filhotes. Não importa se é uma tartaruga de água doce ou um jabuti, os quelônios podem sofrer da doença.
A alimentação inadequada e a falta de exposição aos raios ultravioletas (UVB) são os principais desencadeantes desta enfermidade. Os principais sinais clínicos observados são alteração na conformação da carapaça, plastrão, ossos longos, além da mandíbula ficar com aspecto de borracha, mais encontrada em lagartos, como iguanas, por exemplo.
Como a patologia está associada a vários fatores, o tratamento depende de uma avaliação do estado do animal, de sua dieta e de onde ele vive. Por isso, é fundamental a consulta presencial de um médico veterinário. Ter um pet, seja ele cascudo ou peludo, demanda cuidados específicos, visitas ao veterinário e muito amor.
Alcon, a ciência está aqui!
Gostou deste post?